Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

CONSELHEIROS DA APA DOS MORROS GARAPENSES EM AUDIÊNCIA COM A NOVA SECRETÁRIA DE MEIO AMBIENTE DO MARANHÃO

Estiveram em São Luis na tarde de hoje (26/2), em audiência com Genilde Campagnaro, nova Secretária de Meio Ambiente do Maranhão, conselheiros do CONAMG – Conselho da APA dos Morros Garapenses e ambientalistas da região, discutindo demandas sobre a Unidade de Conservação.
Os Conselheiros e ambientalistas trouxeram uma pauta de discussão que incluiu a elaboração do Plano de Manejo, 3º eleição do CONAMG e a programação de aniversário de cinco anos de criação da APA dos Morros Garapenses.
Após as apresentações iniciais dos presentes, o Conselheiro Francisco Carlos Machado fez breve relato histórico sobre a mobilização da população para a criação e gestão da APA dos Morros Garapenses, levando ao conhecimento da Secretária Genilde Campagnaro essa característica da UC, criada por motivação popular junto ao Estado, dentre as demais Unidades de Conservação do Maranhão.
Genilde Campagnaro
Tomando a palavra, Genilde Campagnaro, com estilo bem direto, declarou aos conselheiros que o Plano de Manejo da APA dos Morros Garapenses, diante dos recursos já aprovados pela Câmara Estadual de Compensação Ambiental, deverá começar ser elaborado em junho deste ano. Essa informação trouxe grande alegria para os conselheiros e ambientalistas garapenses presentes, pois essa tem sido a principal discussão de política pública junto ao Estado para a APA dos Morros Garapenses nos últimos dois anos. A Secretária também falou, como uma das pautas da reunião, o Centro administrativo da APA dos Morros Garapenses, que no momento a SEMA não possui recursos disponíveis para a Construção de um, mas como ela defende que cada Unidade de Conservação do Estado tenha pelo menos um escritório administrativo, pediu os Conselheiros que elaborassem um Projeto de Escritório, onde seria alugado e mobiliado pela SEMA-MA um espaço para as atividades da APA dos Morros Garapenses. Ficando acertado que os Conselheiros elaborassem o Projeto, vendo um lugar e custeio em Duque Bacelar, cidade sede da APA.
Ambientalistas e Conselheiros da APA dos Morros Garapenses
Dentre as demais discussões: 3º eleição do CONAMG; palestra sobre o CAR - Cadastro Ambiental Rural para sindicatos rurais, agricultores e proprietários de terra da APA; e campanha de preservação dos Morros Garapenses Urbanos, ficou acertado que a SEMA-MA disponibilizara pessoas de seu quadro técnico para atender tais demandas nos dias que ocorreram as comemorações dos cinco anos de criação da APA dos Morros Garapenses, em  20, 21 e 22 de Março do ano corrente, entre as cidades da Unidade.
Os Conselheiros e ambientalistas presentes, Francisco Carvalho, Renan José, Francisco Carlos Machado, Francisco José, Rosilene Machado e Rosimar Cardoso, das cidades de Duque Bacelar e Coelho Neto, se sentiram satisfeito com a audiência com Genilde Campagnaro, concordando que suas demandas foram atendidas com a nova Secretária de Meio Ambiente do Estado, acreditando que suas boas ações para nossa Unidade de Conservação contribuirão muito para consolidar as políticas públicas sustentáveis nos Morros Garapenses, bem como o sentimento de pertencimento e participação social da população e de seus segmentos organizados para o sucesso dessa área de proteção ambiental maranhense.
Conselheiros do CONAMG, Secretária Genilde e a Analista Ambienta Shiley  Leão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário