Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de março de 2014

A SOCIEDADE CIVIL DE BURITI E AFONSO CUNHA PARTICIPANDO DO CONAMG

                   
O CONAMG – Conselho da APA dos Morros Garapenses, foi organizado em 2010 pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Maranhão, SEMA - como um colegiado paritário, formado por membros da sociedade civil e do poder público atuante nos municípios formadores da Unidade, Buriti, Duque Bacelar, Coelho Neto e Afonso Cunha, visando à atuação e mecanismo de gestão compartilhada em nossa APA. O CONAMG historicamente foi o primeiro conselho criado entre as 12 unidades de Conservação do Maranhão. O que para a região da APA dos Morros Garapenses é motivo de orgulho e seriedade, pois o Conselho da APA passou a ser um laboratório de experiência em política pública para o Estado, via SEMA-MA, no intuito de organizar outros conselhos nas demais áreas protegidas do Maranhão. Para tanto, os primeiros conselheiros do CONAMG foram capacitados durante dias por técnicos do SEMA, em março de 2010, no Auditório da Câmara Municipal de Buriti, aprendendo as diretrizes legais de políticas e gestão ambiental para atuarem na APA dos Morros Garapenses, cujo objetivo principal é levar o desenvolvimento social, econômico e ambiental sustentável dos quatro municípios.
Reunião do CONAMG, em Coelho Neto, Dezembro de 2012
A primeira gestão do CONAMG foi formada exemplarmente com representantes dos quatros municípios da APA, o que favoreceu boa integração e intercâmbio social entre essas cidades. Entretanto, duas questões negativas, política partidária e descaso com a questão ambiental manifestada depois, entre alguns conselheiros de Buriti e Afonso Cunha, levaram  a partir do segundo mandado do CONAMG (formado em Março de 2012), que essas pessoas deixassem a participação no Conselho, prejudicando em muito seus municípios, pois eram pessoas que durante os dois primeiros anos de formação e crescimento do CONAMG aprenderam muitas ferramentas de gestão ambiental.
No caso de Buriti, um grupo de quatro pessoas ligadas ao ex-prefeito Neném, romperam com o CONAMG, quando não havendo possibilidades do Secretário do Meio Ambiente Victor Mendes ter uma pausa em Buriti, em visita feita a APA dos Morros Garapenses em Dezembro de 2011. Os mesmos sendo doutrinados por partidários deste ex-prefeito de quer Victor não ficaria em sua cidade por um problema político causado contra Neném, o que não foi fato. O problema polêmico na época foi feito por causa de um funcionário da prefeitura de Buriti e duas pessoas da SEMA-MA, não envolvia o Secretário Victor Mendes, inocente na questão. Assim esses Conselheiros foram proibidos de irem recepcionar o Secretário de Meio Ambiente do Estado em Duque e Coelho Neto, e de participarem do Conselho, algo que concretizaram. Essas pessoas não souberam separar política partidária, política pública e intrigas. Coisas que se manifestam e são diferentes, com atuações opostas. Assim elas prejudicaram Buriti, pois deixaram de serem vozes dentro do Conselho em prol de seu município.
  Em relação à Conselheira de Afonso Cunha, até Secretária municipal de Meio Ambiente, essa pessoa estava no cargo, mas de fato e conhecimento não tinha identificação com políticas ambientais. Logo essa pessoa deixou o Conselho e a Secretária, e outra que “ocupou” a basta ambiental da prefeitura nem mora na cidade, vindo ocasionalmente, o que mais prejudica, e nunca conseguimos um diálogo com a mesma. Isso prejudicou muito o meio ambiente de Afonso Cunha e a integração deste município na APA dos Morros Garapenses, sendo o mesmo prejudicado como Buriti.
Conselheiros do CONAMG, comemorando 2 anos da APA dos Morros Garapenses. Duque Bacelar, Março 2010
Dia 20 de Março, em Duque Bacelar, a partir das 8 h da manhã, no Auditório da Secretaria municipal de Educação em Duque Bacelar, toda sociedade civil organizada, através de suas ONGS, fundações, instituições de ensino, sindicatos de categorias afins, colônias de pescadores, o poder público (executivo e legislativo), são convidadas para concorrerem uma das 16 vagas de membros titulares e suplentes do Conselho da APA dos Morros Garapenses. Sendo participante, a instituição eleitora através de seu membro estará somando forças, fazendo política publica e controle social junto ao Estado, numa integração regional e com trabalho relevante, em conjunto com diversos cidadãos, na gestão e construção do desenvolvimento sustentável nos municípios integradores da Área de Proteção Ambiental dos Morros Garapenses, no qual os municípios de Buriti e Afonso Cunha fazer parte, assim seus cidadãos devem participar do Conselho.
GONAMG, recebendo a visita do Secretário Victor Mendes, em Duque , Novembro de 2011.


CONAMG e ambientalistas da APA e do Brasil, na RIO+ 20, no Rio de Janeiro
CONAMG  e Ambientalistas no Aterro do Flamengo, defendendo a APA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário