Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de março de 2014

O IMPACTO DA MUDANÇA CLIMÁTICA NA AGRICULTURA

                   O efeito estufa
Agicultores

         Diferentes gases no ar à nossa volta prendem o calor do sol, atuando como uma coberta ao redor da Terra. Eles mantêm a temperatura da Terra morna o suficiente para tornar a vida humana possível. Estes gases na nossa atmosfera são conhecidos como “gases de efeito estufa”. Porém, durante os últimos 150 anos, os seres humanos têm queimado combustível para fábricas, veículos e suas casas a um índice cada vez mais rápido, liberando cada vez mais gases de efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono. O resultado é o aumento constante nas temperaturas na atmosfera terrestre – causando o “aquecimento global” e a mudança climática.

                   Aquecimento global

         Todos os sinais atuais de mudança climática global resultaram de um aumento médio na temperatura de apenas 0,7° centígrados desde 1900 (estudo realizado pela Stern, 2006). Por causa deste aquecimento, as geleiras e as calotas glaciais polares estão começando a derreter, fazendo com que o nível do mar suba. As temperaturas mais altas também causam mudanças significativas no clima, com mais chuvas extremas e ventos fortes. Estas mudanças podem resultar numa freqüência maior de secas.

                   Inundações e tempestades em diferentes partes do mundo.

          Os cientistas podem predizer os efeitos da mudança climática no futuro, e o quadro não é animador. Até 2100, a Terra pode ficar de 1,4°C a 5,8°C mais quente que em 1990. Isto dependerá de uma coisa: se os países tomarão ou não medidas urgentes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, especialmente nos países mais ricos, os quais, no momento, são os que mais contribuem para com o aquecimento.

                  O impacto da mudança climática

       Problemas como as secas e as inundações são são novos. Tampouco são sempre resultado da mudança climática. Eles também são causados por variações locais no clima e pela maneira como as pessoas cuidam das suas terras. Porém, não há dúvida alguma de que a mudança climática global é responsável pela freqüência cada vez maior destas ameaças. Algumas partes do mundo têm mais chances de sofrer efeitos mais graves do que outras – principalmente as regiões semi-áridas ou de terras baixas. As pessoas pobres dos países em desenvolvimento estarão especialmente vulneráveis. A mudança climática já está colocando suas vidas em risco e ameaça milhões de outras no futuro. A humanidade provavelmente nunca teve de enfrentar um desafio tão descomunal antes. O futuro do nosso belo planeta realmente está nas nossas mãos. Todos nós podemos participar, examinando o nosso próprio estilo de vida e fazendo tudo que pudermos para proteger o nosso meio ambiente. Não podemos desfazer o estrago que já foi feito, mas podemos tentar diminuir o impacto. Esta edição concentra-se nas experiências dos agricultores ao redor do mundo e compartilha informações práticas sobre o que eles estão fazendo para se adaptarem e protegerem o seu meio ambiente global. 


 Fonte:  Publicação Tiffund/ Março 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário