Total de visualizações de página

domingo, 6 de abril de 2014

AMIB LANÇA OFICIALMENTE O 3º FESTIVAL DE POESIA DE BURITI


          A AMIB - Associação dos Amigos de Buriti lançou na noite de ontem (5/4), na sede da Associação, o 3º Festival de Poesia de Buriti, onde estiveram presentes a população e lideranças sociais, políticas e culturais não somente da cidade, mas da região.

III Festival de Poesia
          O Festival de Poesia de Buriti foi idealizado pela AMIB como ação cultural da ONG, que fundada há 22 anos, tem ao longo dos anos prestado relevantes serviços à população. As lideranças da organização ao constatarem vocação e interesse da sociedade buritiense pela poesia decidiram em 2010 lançar a 1º edição do Festival. O sucesso motivou a segunda e agora a terceira edição, que terá em 2014, característica regional, com abrangência nas cidades do baixo Parnaíba.           De acordo com o regulamento o Festival de Poesia de Buriti tem como objetivo contribuir para a valorização da literatura, incentivando a criação literária, estimulando o interesse e o gosto pela poesia, tanto na cidade de Buriti como em outras do Baixo Parnaíba. A categoria de premiação do  Festival premiará os textos poéticos e a declamação dos poemas dos autores concorrentes. As inscrições começaram ontem, dia 5 de Abril, indo até o dia 23 de Junho. Podem ser feitas pela internet ou pessoalmente na sede da AMIB, em Buriti.

Poeta Lili Lago, homenagedo

           O evento de abertura contou com a participação da comissão organizadora do Festival que fizeram breve explanação sobre a importância do evento cultural para Buriti; um breve relato da AMIB e da vida do poeta buritiense Lili Lago, o homenageado deste ano do Festival.  Lili Lago nasceu em Buriti em 2011, falecendo em 1990, aos 79 anos, deixando publicado um belo livro de poemas, “Meu Baixo Sertão”.

Blogueiro e Poeta Aliandro Borges
            Após as apresentações iniciais da abertura, foi facultado oportunidades para poetas presentes declamarem versos. O poeta buritiense Lulu Rocha declamou poemas de Lili e de sua autoria; os poetas Aliandro Borges e Francisco Carlos Machado, apoiadores e divulgadores do evento, teceram considerações sobre o homenageado e declamaram poemas do mesmo, fazendo também comentários sobre a importância da poesia. Outras pessoas da comunidade também declamaram versos de Lili e de suas autorias.
Poeta Lulu Rocha, declamando poemas

          Depois das apresentações foi servido um fardo coquetel com bolos, salgados, refrigerantes e sucos no Auditório da AMIB para os participantes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário