Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

AMBIENTALISTAS DA APA MORROS GARAPENSES E DE SÃO LUIS VIAJAM AMANHÃ PARA CURITIBA


                             Embarcarão amanhã (09/09) para Curitiba, no Paraná, os ambientalistas morros garapenses Rosilene Machado, de Duque Bacelar; professor Gilson Morais, de Coelho Neto, para o 9º Encontro Renas – Rede Evangélica Nacional de Assistência Social, a convite de A Rocha Brasil, que também organizará o 5º Encontro anual de parceiros da organização. Os dois ambientalistas garapenses se juntaram aos ambientalistas Agostinha Pereira, Cipriano Pereira  e Francisco Carlos Machado, de São Luis- MA, sendo que os cincos formaram a maior delegação dos  Estados do nordeste e norte do Brasil parceiros de A Rocha.
                            O Encontro de parceiros acontecerá dias 9 e 10 na Pousada Betânia, onde se fará avaliação, comemorando-se os cincos anos de execução do Projeto Rede de Transformação nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Pará e Amazônia. No Maranhão as organizações ABAMA, Instituto Kerigma e AGPA executaram na APA dos Morros Garapenses e na ilha de São Luis os projetos, como café com pastores, palestras, oficinas com a comunidade, jovens e evangélicos, etc, durante  cinco anos.

                            Nos demais dias 11, 12 e 13 de Setembro na capital do Paraná, no Hotel Nacional Torres, os parceiros de A Rocha Brasil participarão das plenárias e Oficinas do 9º Encontro Renas, cujo tema deste ano “ Equidade Social - Justiça do Reino de Deus ”. Nas palavras dos organizadores do Renas 2014 “ equidade é uma palavra perigosa, porque encerra uma ética que questiona nossos dogmas políticos e religiosos, tanto de justiça quanto de cidadania. É mais do que tratar a todos de maneira igual, como preconiza a teoria social de igualdade jurídica. Equidade concebe igualdade considerando expressamente as devidas diferenças visando alcançar um padrão bíblico de justiça – a justiça do reino de Deus ”.

                             Para o professor Gilson Morais, único católico da comitiva maranhense,  que em 2012 participou do Renas na capital do Amazonas, nos contou que o Encontro em Curitiba será menos apreensivo, pois na compreensão dele por ser um evento evangélicos, imaginava que só seria falaria religião ou fazer proselitismo. Mas, hoje ele sabe que em Renas discute temas pontuais da sociedade brasileira, no qual todos os cristão evangélicos devem atuar com integridade e honestidade, sendo exemplos e contribuindo para as soluções.


                               Uma das grandes celebrações do Congresso Renas em Curitiba será  a celebração dos 40 anos da realização do Congresso de Laussanne e seus desdobramentos na América Latina.  Grandes nomes do mundo pensante evangélico como Arisovaldo Ramos,    Jorge Henrique Barros e Clemir Fernandes falarão no Encontro.    
                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário