Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

MARINA SILVA PRESIDENTE E O SONHO DA SUSTENTABILIDADE NO BRASIL

Ainda adolescente, lembro quando pela primeira vez li sobre Marina Silva, na extinta revista Manchete, uma bonita reportagem cuja foto de abertura da matéria       (hoje clássica), com pessoas caminhando destemidas, numa vereda na floresta, tendo como guia a Marina, muito me impressionou. Após concluir a leitura, minha alma adolescente ganhou uma heroína, ambientalista e política com integridade, no qual passei ser profundo admirador. Tal admiração me influenciou na decisão de me filiar ao PT, meu primeiro partido, que tinha um discurso pela ética e honestidade para as coisas públicas, como preocupações pelo social e a sustentabilidade ambiental. Assim, neste PT a Marina era a voz ambiental vinda das florestas, uma liderança respeitada. E nós ambientalista do PT, como os ambientalistas em geral, lutantes pela integridade dos ambientes naturais do Brasil e do mundo, buscando o uso sustentável de seus recursos, tínhamos orgulho da Marina Silva na política.
Quando, depois de muitas lutas, nós elegemos pela primeira vez o Lula, no ano de 2002, tamanha foi a alegria em saber que a Marina seria a Ministra do Meio Ambiente do governo. Eu, então, uma liderança ambiental em consolidação na região leste do Maranhão, via com a nomeação dela um progressismo para que políticas de sustentabilidades, sérias e precisas, fossem implantadas no Brasil. Acreditava que Lula presidente respeitaria e daria apoiou a Ministra Marina. Lula amava Marina, uma Silva igual ele. Neste tempo, o nosso movimento ambiental garapense tomava corpo e trabalhávamos pela criação da APA dos Morros Garapenses, e a então Ministra Marina continuava sendo uma inspiração.
Em novembro de 2007, convidado para participar de um encontro de cristãos ambientalistas em Belo Horizonte, onde Marina estaria presente, e com a descoberta das florestas fossilizadas na minha região, no qual o IBAMA-MA manifestava interesses em preservar, fez-me organizar um abaixo-assinado com nomes de diversas lideranças do Maranhão, para entregar a Ministra, pedindo apoiou. Por razões pessoais ela não se fez presente, mas passei ter um diálogo permanente com pessoas de seu Gabinete. O que oportunou que alguns meses depois, em Maio de 2008, com a intensificação das lutas para a criação da APA dos Morros Garapenses e a proteção dos fosseis, estando em Brasília, eu tivesse minha primeira audiência com Marina. Foi um encontro marcante para mim. Eu um jovem ambientalista do interior do Maranhão falava com uma das 50 personalidades mundial com condições de salvar o planeta. Pedia ajuda para proteger os bens naturais da minha terra. Marina, ouvinte educada, atenciosa, me fez perguntas e ficou de dar respostas. Logo após a audiência com ela, em outro momento com Marina presente, mas com um público de centenas de pessoas, ouvi um coro, que à medida que era bradado crescia com a adesão das centenas de vozes presentes, incluindo a minha:

 Um, dois, três, quadro, cinco, mil
 queremos a Marina presidente do Brasil

Eram vozes de todos os estados da Federação, centenas, que gritavam infamantes, diversas vezes: “queremos a Marina Presidente do Brasil”. Inicialmente fiquei atônito diante do momento político, mas compreendi logo que o nome da Marina estava sendo aspirado, posto, para suceder o operário no poder. Achei legítimo isso. “Bom demais”, pensei. Teremos uma verdadeira ambientalista no poder central, e não somente o social avançará como também o ambiental, a sustentabilidade. Entendia que o Brasil, potencial mundial de recursos naturais e biodiversidade precisa de um presidente que entenda isso, para que os objetivos da sustentabilidade, uma necessidade de sobrevivência planetária, sejam uma realidade expressiva. Logo, comprometi-me em lutar por Marina Silva Presidente. Ela tinha o meu apoiou.
 Três dias depois, de volta ao Maranhão, li à carta de renuncia de Marina do Ministério do Meio Ambiente, e as informações acrescentadas nos telejornais de quer sua renuncia se dava por que o Presidente Lula e a Ministra da Casa Civil Dilma, sufocavam a Ministra Marina, ambos se opondo a política de sustentabilidade nacional que Marina trabalhava com avindo no Ministério, e com mão forte. O desenvolvimento  no qual sonhávamos. Saber isso, como a renuncia de Marina me causou dor. Se antes os escândalos do mensalão nos feriram, magoaram fundo, nós petistas que tínhamos nossos líderes políticos como exemplos éticos, saber que o Lula se opunha com a Dilma ao trabalho de Marina no Ministério de Meio Ambiente, me motivou a não mais acreditar mais no PT. Ele não tinha mais nada a ver com o que eu acreditava. Tal partido já não era o mesmo. Ser dele, principalmente no Maranhão, onde passou apoiar com nojeira a oligarquia reinante, era muito vergonhoso.

 Assim, o coro:
“Um, dois, três, quadro, cinco, mil....
queremos a Marina Presidente do Brasil ”...

Era algo muito bom, cheio de esperança para mim. Fazia-me continuar acreditando na implantação da sustentabilidade, na luta por ela. O que me fez certa feita lhe  fazer um pedido, no final de 2009, no aeroporto de Brasília, onde embarcaríamos no mesmo voo para o Rio de Janeiro, :

- “Não desista da Presidência. O Brasil precisa de você. Nós precisamos de você”.

E quando as eleições de 2010 começaram, tendo Marina Silva como uma das candidatas, trabalhar na campanha pedindo votos nas ruas, praças, dentro de ônibus, no lançamento de meus livros, em todo canto, transformando minha Casa de Marina, era uma causa cheia de alegria. Ganhemos 20 milhões de votos. Com eles soubemos que o Brasil sustentável era sonhado também por milhões. Marina não desistiu do Brasil sustentável, de nós e dos ecossistemas preservado. Assim, durante estes últimos quadros anos, nós que trabalhamos por um país sustentável social, econômico e ambiental, em nossas continuas lutas em ONGs e movimentos afins, acalentamos comm ânsia  a esperança de quer MARINA PRESIDENTE é a firmeza política para tanto, na necessidade de quer  a sustentabilidade deve acontecer em todas as expressões da vida humana, principalmente na política, onde diretrizes e ações vitais acontecem para não somente salvar, mas destruir a vida de todos os seres viventes.
Portanto, torna-se inaceitável o continuar de um governo que repudia e trabalha contra a implantação de políticas sustentáveis em todos os setores, igual se tornou o PT, outrora ético, que pensava em teoria da sustentabilidade em seu tripé, mas agora rendido a política de desenvolvimento destrutivo, o desenvolvimento a qualquer preço, tornou-se uma ameaça a preservação aos nossos bens ambientais mais caros, que implicará num mal para a nossa e as futuras gerações de brasileiros. Assim, por uma necessidade vital de sobrevivência não somente nacional, mas planetária, devemos pensar em sustentabilidade e votar em Marina, pois ela é a única entre os candidatos que pensa, tem firmeza e competência de fazer com quer, amplamente a cultura da sustentabilidade se consolide no Brasil.
 Faltando poucos dias para acontecer às eleições de 2014, com todas as pesquisas apontando uma possível vitória de Marina, levando o projeto de perpetuação de poder do PT tremer nas bases, nós os “sonhaticos” do desenvolvimento social, econômico e ambiental no Brasil vemos que realmente é preciso ganhar a Presidência para essa realidade ser amplamente concretizada. Estamos animados.

 É um perigo nacional a continuação do PT no poder central. Para Dilma, Lula e os demais corruptos, aliados do desenvolvimento a qualquer preço, destruir a floresta amazônica, avançando sobre ela a monocultura da soja e usinas belos montes, é correto, bom demais para o país e o mundo. O que não é .  Levar o desenvolvimento sustentável na Amazônia, como nos demais ecossistemas, é evitar que as consequências de secas e demais catástrofes, aprofundando o aumento da miséria, causadas não somente pelas questões morais e econômicas, como naturais, principalmente pelo aquecimento global, ainda em ascensão, ameaçador da vida de todos, se aprofunde a cada dia. O PT no governo Federal, acredito convicto, é uma ameaça constante para as implantações de políticas sustentáveis na economia, no social e no ambiental. E Marina Silva, pelo histórico de integridade moral e luta em toda vida por essa causa, é a nossa esperança, em uma nova forma de expressão política nacional, onde os sonhos reais de sustentabilidade no país se concretizarão, o que nos faz sim, e muito lutarmos com afinco para ela ser a nova Presidente do Brasil.

Em novembro de 2009, no aeroporto de Brasília, onde pedi a Marina: " Não desista da Presidência. O Brasil precisa de você. Nós precisamos de você".

Marina Presidente, o melhor para o Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário